sexta-feira, 24 de abril de 2015

São Marcos, o santo evangelista

Um dos 70 discípulos de Cristo e um dos quatro evangelistas, São
Marcos nasceu em Cirene ou Cirena, uma antiga colônia grega na atual Líbia (Também conhecida como "Pentápolis" na antiguidade), mas sua data de nascimento é desconhecida. Ele viajou com São Barnabé e São Paulo em muitas missões religiosas, durante o qual ele fundou a Igreja de Alexandria. Ele morreu por volta de 25 de abril de 68 dC, em Alexandria, no Egito. No século 9, suas relíquias foram transferidas para Veneza.

O segundo Evangelho foi escrito por São Marcos, que, no Novo Testamento, é às vezes chamado João Marcos. Tanto ele como sua mãe, Maria, foram muito estimados na Igreja primitiva, e a casa de sua mãe em Jerusalém serviu como um ponto de encontro para os cristãos de lá.

São Marcos foi associado com São Paulo e São Barnabé (que era primo de Marcos) em sua viagem missionária através da ilha de Chipre. Mais tarde, ele acompanhou São Barnabé sozinho. Sabemos também que ele esteve em Roma com São Pedro e São Paulo. A tradição atribui a ele a fundação da Igreja em Alexandria.
Os cristãos de Roma não estavam satisfeitos com apenas ouvir sobre Cristo; clamaram fervorosamente por um registro escrito de sua vida e ensinamentos. O Evangelho de Marcos foi aprovado pelo Pedro como sendo totalmente exata, e foi aceita sem contestação por todas as Igrejas locais lá como autêntico Escrituras, divinamente inspirados. Seu Evangelho se acredita ser o mais antigo Evangelho a ser escrito (foi escrito em grego).

São Marcos escreveu o segundo Evangelho, provavelmente em Roma em algum momento antes do ano 60 dC; ele escreveu em grego para os gentios convertidos ao cristianismo. A tradição nos diz que São Marcos foi solicitado pelos romanos a estabelecer os ensinamentos de São Pedro. Isso parece ser confirmado pela posição que São Pedro tem neste Evangelho. Desta forma, o segundo Evangelho é um registro da vida de Jesus, como visto através dos olhos do Príncipe dos Apóstolos. Seu dia de festa é 25 de abril. Ele é o santo padroeiro dos notários.


Tradições da Igreja afirmam que Maria, a mãe de São Marcos, era admirador de Jesus Cristo e o seguia em todos os lugares e que São Marcos foi um dos atendentes que serviam à festa, em Caná da Galileia, na qual Jesus Cristo transformou água em vinho: "E ao terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia ... e tanto Jesus e foi chamado e os seus discípulos, para o casamento .. quando o mestre-sala provou a água feita vinho, ... Este foi o primeiro milagre de Jesus ... "(João 2: 1-11)

Fatos Rápidos

+ Ele nasceu no Pentápolis ou Qairawan (Agora Tunísia ou Líbia segundo outras fontes) cerca de 15 anos depois de nosso Senhor nasceu.
+ Ele testemunhou a pregação do nosso Senhor na Palestina, bem como a sua paixão.
+ Ele é o autor do mais antigo Evangelho a ser escrito (que foi escrito em grego).
+ Ele foi o fundador do cristianismo no Egito ou em Alexandria, pelo menos. Ele veio a Alexandria cerca de 48 DC. Pé Nota: De acordo com algumas fontes, São Pedro pregou na Babilônia quase ao mesmo tempo São Marco estava em Alexandria, no entanto, ele centrou-se sobre os judeus da Babilônia (uma cidade perto de Memphis, Cairo agora).
+ Ele foi martirizado em 68 dC, quando os pagãos de Serapis (a Serapião-Abbis grego deus egípcio) amarraram a um rabo de cavalo e arrastou pelas ruas do distrito de Bokalia de Alexandria por dois dias até que seu corpo foi despedaçado.
+ Sua cabeça está em uma igreja em homenagem a ele em Alexandria, e partes de suas relíquias está na Catedral de Cairo de São Marcos. O resto de suas relíquias estão na Catedral de São Marco, em Veneza, Itália.

+ De seus títulos são: o evangelista, o Apóstolo, a Testemunha e Mártir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário